-
Arquitetos: SOSU ARCHITECTS
- Área: 587 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Roh Kyung
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Edifício Fillome iniciou quando duas filhas receberam um terreno de sua mãe, que residira no local por 50 anos. Quando ela se mudou para Seul e ali se estabeleceu pela primeira vez, o local era escuro e desolado, situado atrás de uma fábrica. Entretanto, ao longo do tempo, a área passou por grandes transformações e se tornou uma das mais movimentadas em Seongsu-dong. O terreno tem uma área de 142m², e três testadas, em formato triangular. O projeto enfrentou complicações devido à necessidade de garantir um índice de aproveitamento de 400% para o distrito industrial, combinar uma área comercial para locação com a residência de três membros da família, considerar a iluminação natural, posicionar o edifício de frente para a rua principal e preservar a essência de Seongsu-dong em um espaço limitado.
Estrutura de Pilotis - Em áreas limitadas, o primeiro pavimento costuma ser ocupado principalmente por garagens. Por isso, edifícios menores naturalmente adotam uma estrutura pilotis no térreo. Neste caso, como os pilotis sustentam um edifício de 7 pavimentos, foi crucial considerar uma harmonia natural entre a estrutura pilotis e a parte superior do edifício.
Após explorar a conexão entre a estrutura pilotis e o edifício, o projeto se inspirou na estrutura elevada de Seongsu-dong. Assim, os pilotis foram concebidos com duas grandes arcadas, enquanto a parte superior foi desenvolvida a partir dessa estrutura de arco, criando uma composição integrada. Além disso, o piso dos pilotis foi revestido com tijolos vermelhos para conectar organicamente todo o edifício. Desse modo, os pilotis em estilo arco se tornaram um espaço de experiência horizontal, conectando a rua principal a via bloqueada nos fundos.
Simplificação da Complexidade - Variações em Padrões e Texturas - Ao longo dos anos, Seongsu-dong viu a construção de fábricas, instalações comerciais, residências e diversos tipos de edifícios. Com o crescente interesse pela região, que agora abriga instalações comerciais únicas, a paisagem urbana já está saturada.
O Edifício Fillome, recém-adicionado a esse cenário, une espaços comerciais e residenciais, oferecendo uma variedade de tipos de moradias, desde apartamento estúdios até a residência do proprietário do edifício. O objetivo foi simplificar a complexidade gerada pela diversidade, criando um espaço vazio em meio à paisagem urbana densa. Para isso, o tema em estilo arco foi adotado, garantindo que o edifício tivesse sua própria identidade visual. Quanto aos materiais, o edifício foi construído com tijolos vermelhos, comuns na arquitetura de Seongsu-dong, e diferenciado dos demais por meio de contrastes entre texturas.